quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Papo de busão

São Paulo, 22 novembro de 2015. 

Sai correndo do metrô para pegar o último ônibus, chegando lá estava quebrado, por sorte aquele não era o último. Sábado para domingo o horário é diferente. Ainda viriam mais dois, o de 1 hora e o último de 1:30. Como só tenho condição de usar o transporte público, tive que aguardar. Então comecei trocar ideia com o motorista. 

Eu: O que o Sr. Achou dessa mudança nos ônibus em Sampa? Acha que vai melhorar para o passageiro?

Motorista: Ah, achei ruim né. Vai melhorar sim, porque não tem sentido um ônibus que corta a cidade inteira e uma hora ta cheio, outra ta vazio. A maioria do pessoal desce tudo no metrô ou alguma avenida grande. Esse sistema de coleta parece que vai melhorar até. Até porque vai passar ônibus em menos tempo e as pessoas vão ficar menos tempo apertadas. Aumentar corredor de ônibus também ajudou.

Eu: Pelo visto o senhor acha bom então, por que disse que achou ruim?

Motorista: Tiraram os cobradores... Antes não tinha cobrador, ai aconteceu acidente enquanto o motorista cobrava a passagem, passou no jornal e já viu né!? Começou ser obrigatório ter cobrador. Aliás, na lotação é contratado à parte. Do nada resolvem tirar.

Eu: A função do cobrador me parece obsoleta atualmente, poucos são os que pagam a passagem, maioria já tem bilhete, tem algo mais que eles ajudam?

Motorista: Cobrador é o companheiro né cara? Às vezes você faz uma viagem e não tem uma pessoa junto, ai o cobrador dá segurança. Outro dia parei no ponto e entrou um monte de maloqueiro no ônibus, começaram a fumar, fazer baderna e pular a catraca, eu estava sozinho, só que fui corajoso, fechei as portas parei o ônibus e falei pra eles que podia até tacar fogo no ônibus se quisesse, mas ia morrer todo mundo junto. Tenho 55 anos, não posso deixar esses meninos mandarem em mim. Tava até pensando: "Será que vou ter que deixar essa linha meu senhor?" Gosto tanto dela. Entro as 17 saio as 2 da manhã, durmo até as 10 no dia seguinte, aproveito minha família e ainda almoço em casa, tem nada melhor. Ainda bem que ficaram pianinhos até a hora de descer. Depois disso, só paro no ponto depois do fluxo, esse pessoal do funk não respeita a gente não.

Eu: Você provavelmente já ouviu falar dos ônibus da Metra, que não tem cobrador e só é possível andar com o bilhete ou cartão né?

Motorista: Sim, aquilo ali é muito bom. Se colocasse isso nos ônibus ia ajudar pra caramba. Cartão é melhor, só que é complicado uma pessoa que nunca anda de ônibus ter que ir lá fazer cartão, o melhor seria esses bilhetinhos igual o da metra mesmo. Mesmo assim, esses sistemas e tudo mais. No primeiro momento vai ajudar, e o pessoal percebe que melhorou. Dai mais gente passa a utilizar a linha e sobrecarrega tudo de novo. É um "mundarel" de gente, a cidade não dá conta não.

Eu: Não custa nada tentar né!? Se mais gente aderir por isso é uma coisa boa. De todo modo, e esses ônibus noturnos, o Sr. acha que melhorou alguma coisa? Ouvi dizer que ficam bem vazios, só que ajudou o povo que trabalha na madrugada, vai para algum evento, show e etc....

Motorista: Falar verdade melhorou muito não. Maioria anda por ai sem ninguém dentro. Tem um camarada meu que faz todas as viagens com 5 ou 6 passageiros. Pessoal que tem lotação não está querendo nem rodar mais à noite. No começo pagavam mais, só que agora o valor diminuiu, não compensa. Lá no Parque D. Pedro de uma em uma hora tem ônibus pra São Mateus, Vila Prudente, Ae. Carvalho, Santo Amaro, Jabaquara e por ai vai... Isso existe faz muito tempo já, não é de agora, só houve um aumento.

Eu: E seus amigos que perderam e/ou vão perder o emprego por que diminuirá o número de ônibus na cidade?

Motorista: Já passamos por muita coisa de 20 anos pra cá, eu quase nunca falto no trabalho, paro sempre nos pontos, até mesmo quando não dá pra entrar mais ninguém - é o que mandam- e eu tento cumprir meu trabalho. Se você faz seu trabalho bem feito o pessoal reconhece. Nunca tive reclamação lá na central. Eu tô despreocupado. Tem uns caras ai que já até saíram, todo canto tem demissão. Meus amigos que trabalhavam no canavial perderem seus empregos pras máquinas, porque era mais eficiente, evolução nem sempre tá do lado do trabalhador.

Eu: Você tem alguma dica pra essas pessoas que estão desempregadas? Como vê a situação?

Motorista: Emprego é assim mesmo. Se diminuíram os ônibus daqui, aumentou de alguma cidade. Todo canto tá crescendo ai, com a experiência na carteira chega numa outra cidade você arranja. É que aqui é uma "márfia", tem muita, muita coisa por trás. Eu trabalho pra firma, mas sei que o PCC é que tá no comando também. Na época dos ataques queria ver por fogo em lotação. O secretário negocia com essas pessoas, muito difícil sair coisa boa dai. Tenta minimizar os problemas, ai surgem outros. Acho que nunca vão tirar a sujeira do poder, por que a sujeira muda de lugar. Às vezes tá embaixo (motorista), no meio (empresário), e em cima (governo). E quem se ferra é o passageiro. Eu graças a Deus só faço meu trabalho e vou pra minha casa. Meu ônibus quebrou e estou aqui esperando o guincho desde 10 horas, já vai dar 1:30. Não pode abandonar o carro na rua assim. Era pros últimos ônibus estarem aqui já, devem ter dado o cano por conta do feriado. É isso que não aceito, falta de respeito com você e esse pessoal que está esperando tem uma hora e nada. Se eu fosse você perguntava algum outro motorista que vai pra garagem se não pode te levar, viu!? Fala que eu que pedi, o pessoal aqui já me conhece.

Parei um ônibus qualquer, conversei com o motorista e consegui a carona pra mim e o resto do pessoal que estava esperando e foi deixado na mão. Ele me disse que estava predestinado a ajudar a agente, vai ver estava mesmo. Me contou sobre o que aconteceu aquele dia, só que isso fica pra outra história. Aliás, cheguei bem em casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário