domingo, 27 de maio de 2012

Os "males" do amor e essa dependência que a gente cria de amar e ser amado, de esperar algo em troca.


Um dos piores males do amor é essa tal dependência. Quem você ama deveria te fazer feliz não é? Pois é... nem sempre é assim. Favor não pré-julgar pela força da expressão, não estou dizendo que não me faça feliz, apenas observando que até quem de certa forma era pra ser "a mais pura obra do destino", seu "anjo", sua "princesa", pode te decepcionar em alguns momentos. E qual é o maior motivo dessa decepção? A resposta é: Quem ama dá muito valor, se apega, age por impulso, se ilude muito e o pior deixa a porta do coração aberta e vulnerável. Gostaria até de desassociar a palavra amor do coração, amor acontece na mente, o cérebro é quem comanda, então esqueça o coração e concentre-se na mente. Quando se fala em mente pra mim fica mais fácil de raciocinar, me faz lembrar da razão que me leva a racionalidade, essa é a palavra que não cabe dentro do amor e nem mesmo o amor cabe dentro de coisa alguma nesse mundo.

Então, sem medo de me perder, arrisco raciocinar sobre o amor, e percebo que talvez o amor seja maior que a razão, porque pela razão ninguém amaria. Com base numa máxima que diz que "Não é o amor que sustenta o relacionamento, é o modo de se relacionar que sustenta o amor", então se o relacionamento sustenta mesmo o amor, então cabe a você fazer dessa relação uma coisa boa pra duas partes.

Por alguma razão ou falta de razão quem ama acaba querendo fazer o outro te amar também, essa é a parte mais difícil de acontecer mesmo que a pessoa se sinta bem ao seu lado, confortável e goste muito de você, poderá não ser amor, poderá não ser nada, conforme-se. Não dá pra medir o quanto alguém gosta de você, dá pra perceber e isso se percebe pelas atitudes, pelas palavras, pelos olhares, e ainda assim haverá um mistério que só a própria pessoa poderá te revelar ou então, se esconder.

Sinceramente, quem se esconde tem medo, quem tem medo não arrisca, e se o outro não se arrisca por você, infelizmente não parece correto continuar se doando também não é? Não sei... E quem foi que disse que o amor é correto? Quem foi que disse que existe uma verdade? Vai lá saber o que se passa na mente dos outros. Melhor não esperar nada em troca, não esperar nada de coisa alguma, nem de ninguém, melhor não esperar... Quando se trata de amor o mais provável que possa acontecer é a decepção. Eu, com minha pequena e proveitosa experiência de vida posso dizer que o melhor a se fazer é seguir o conselho dos Beatles: "Let It be", deixe estar.


Um comentário: